sexta-feira, 10 de março de 2017


Por Carmen Fossari

  De Brusque à Curitiba








Neste ""garimpo"" que realizo para registrarmos a obra do pai pintor Fossari, encontro no Face, uma postagem que remeteu a infância em Brusque. Lembro deste  trabalho na técnica de Bico de Pna sobre  o Papel  na casa de Celso Belli, irmão de nossa mãe Irene. Celso era um tio muito querido, ele e sua esposa Nadir Bolsoni Belli, sabiam receber  com muito carinho, e como é usual em Brusque, mas na casa deles mais ainda com almoços regados a patos , quando nào carne de caça , o que a época era usual e uma aventura assim o realizar. Este querido tio teve três filhos, Irlanda, Vilson e Ivani. Em um momento foram residir em Curitiba e lá fixaram raízes. Na mudança o quadro do cunhado Fossari, que seria uma memória viva da grande amizade que perpassou gerações.

Hoje o quadro está de posse da neta Irla Merigo, que adjunto a postagem  escreveu :

""Resgatando lembranças, relíquias de família. Presente de meu tio avô querido Domingos Fossari para o meu pai avô Celso.Hoje guardo comigo, com muito carinho.
E você,  quais tesouros está guardando para a posteridade?""



Obrigada Irla, pelo carinho pelo teu tio avô, e pelo amor à arte dele, no mais a risada do Celso e do Fossari, ecoam num mundo mágico de uma cidade- país da memória do Berço da Fiação Catarinense.



3 comentários:

telma disse...

que lindo! parabéns e obrigada Carmen: todos ganhamos com este teu resgate!Mais um presente dos Fossari

Telma Piacentini

Amara Martino ( Sônia Amara Di Martino) disse...

Um patrimonio de inmensa riqueza! Parabéns Carmen por colocar ão alcance de todos!

CARMEN FOSSARI disse...

Telma Piacentini e Amara Martino , obrigada pela visita ao Blob, são sempre bem vindas,
Bjs Camen Fossari