quarta-feira, 18 de janeiro de 2017




      "Novo "quadro do Fossari

      Por Carmen Fossari






                  Do  Acêrvo do casal Cid Rogério Bastos e Lia Caetano Bastos.

      Tenho procurado obras do pai pintor Fossari, para que  tenhamos uma visão mais abrangente da produção do artista. Tarefa que denomino garimpo das obras . Esta postagem  traz um quadro óleo sobre tela, de um casario de arquiterura luso brasileira.
Um fato  raro na obra do artista, é trazer neste técnica óleo s/tela como elemento  no primeiro plano  o  casario; na técnica  bico de pena sobre papel é usual o protagonismo dos edifícios,porém as paisagens, com vários planos retratando o meio ambiente caracteriza o óleo s/tela.

      O quadro além de trazer num primeiro plano o casario, retrata um aspecto de uma Florianópolis ainda não tomada  pelo asfalto, há a presença  , quase tímida de um galináceo que se mistura a cor da terra, a nuvem imensa cria  quase uma proteção ao casario , que já traz  elementos do tempo, mostrando  detalhe de  tijolos a vista. Ao fundo uma fresta do mar..., quem sabe  um convite do artista : sair do quadro e usufruir a beleza da natureza . E o sol em filete dourado contorna  a casa de janelas e portas abertas !

       O ineditismo deste quadro coincide com a forma como foi localizado, vamos a história.
 Dia destes , antes do Natal fui com um grupo   à Blumenau  para assistirmos  ao Desfile  de Natal- um evento muito bonito que reúne alunos das  escolas  públicas e artistas da cidade.  Conheci  , na ocasião,uma senhora muito amorosa e querida, acompanhada de sua filha,médica pediatra. e  fiquei encantada com a forma dedicada da  filha tratar a sua  madrecita ( saudades de minha liebe mutter), -  ao fim do desfile conversando, descubro que  conhecia  sua irmã /filha lá do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, onde   curso doutorado.

        Passada uma semana, num  evento  que reunia professores e alunos,  reencontro a Professora e  de imediato vou  contar  que conheci a sua mana e  sua mãe e  que havia  admirado muito ambas ;  relatei  que me surpreendeu positivamente saber de sua família, mas  "surpresa "  aconteceu a seguir: conversando com a professora soube que  antes de seu vestibular foi aluna de desenho clássico  do Fossari, na casa da Arte. 

      Saber d@s alun@s da Casa da Arte , onde também estudei desenho, sempre emociona- mas  ao saber
que  na casa da Professora Lia Caetano Bastos e seu marido  Professor Rogério Cid Bastos ( Pró Reitor Extensão  da UFSC) tinha um quadro do Fossari...foi muita alegria . 

       Este é o quadro , agora inserido  no Blog, agradecendo à  mui  querida Lia Caetano Bastos pelo carinho que dedicou para a  obra do  Fossari, e aproveito para  enviar um desejo de Feliz 2017 para toda sua  estimada family.


2 comentários:

ali disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Eu tenho um quadro Fossari que era da minha mãe se interessar quero vender e mail danicabc7@gmail.com c Daniella