sexta-feira, 10 de março de 2017


Por Carmen Fossari

  De Brusque à Curitiba








Neste ""garimpo"" que realizo para registrarmos a obra do pai pintor Fossari, encontro no Face, uma postagem que remeteu a infância em Brusque. Lembro deste  trabalho na técnica de Bico de Pna sobre  o Papel  na casa de Celso Belli, irmão de nossa mãe Irene. Celso era um tio muito querido, ele e sua esposa Nadir Bolsoni Belli, sabiam receber  com muito carinho, e como é usual em Brusque, mas na casa deles mais ainda com almoços regados a patos , quando nào carne de caça , o que a época era usual e uma aventura assim o realizar. Este querido tio teve três filhos, Irlanda, Vilson e Ivani. Em um momento foram residir em Curitiba e lá fixaram raízes. Na mudança o quadro do cunhado Fossari, que seria uma memória viva da grande amizade que perpassou gerações.

Hoje o quadro está de posse da neta Irla Merigo, que adjunto a postagem  escreveu :

""Resgatando lembranças, relíquias de família. Presente de meu tio avô querido Domingos Fossari para o meu pai avô Celso.Hoje guardo comigo, com muito carinho.
E você,  quais tesouros está guardando para a posteridade?""



Obrigada Irla, pelo carinho pelo teu tio avô, e pelo amor à arte dele, no mais a risada do Celso e do Fossari, ecoam num mundo mágico de uma cidade- país da memória do Berço da Fiação Catarinense.



3 comentários:

telma disse...

que lindo! parabéns e obrigada Carmen: todos ganhamos com este teu resgate!Mais um presente dos Fossari

Telma Piacentini

Amara Martino disse...

Um patrimonio de inmensa riqueza! Parabéns Carmen por colocar ão alcance de todos!

CARMEN FOSSARI disse...

Telma Piacentini e Amara Martino , obrigada pela visita ao Blob, são sempre bem vindas,
Bjs Camen Fossari