quinta-feira, 31 de julho de 2008

DO LIVRO/ALBÚM CASA DOS AÇORES. FOSSARI

DO LIVRO/ALBÚM CASA DOS AÇORES. FOSSARI



A CANTORIA DO DIVINO. Por ocasião das Festas de Junho, Julho em homenagem AO DIVINO ESPÍRITO SANTO, tradição de herança Luso-Açoriana , comum em várias regiões do Brasil.
Em Santa Catarina litoranea tem marcada presença .Em Florianópolis , como nas demais manisfestações brasileiras, a FESTA adquire uma representação teatral, com figuirnos muito luxuosos, diferente das atuais manifestações nas ILHAS DO Arquipélago dos Açores.
Lá ainda são presente as pequenas construções em louvor a figura mitico religiosa do DIVINO ESPÍRITO SANTO, denomindas Impérios.
Pequenas e belas edificações, como pequenos templos, vizinhos de Igrejas.As construções com refinados detalhes e acabamentos luxuosos tem todavia na manifestação do ritual um figurino dos participantes da festa singelos.
Esta diferença, é visível ao constatarmos na Ilha e arredores litoraneos, a dimensão do luxo, que os trajes das personagens que representam a festa do DIVINO, como Imperador, Imperatriz e Festeiros. Na ilha, não há mais Impérios , a excessão da CASA DO DIVINO, hoje propriedade da UFSC,formando um belo patrimonio arquitetonico onde está instalado o Departmanto Artístico Cultural da SECARTE, UFSC, aliás este Patrimonio só não foi destruído, pela luta dos reminiscentes envolvidos com ARTE NA uFSC, DENTRE ELES O EX REGENTE DO CORAL , Maestro José Acácio SANTANA
.
DEtalhe para a Pomba Branca, repleta de fitas conduzida num mastro, dos intrumentos musicais.Usualmente a cantoria arrecada prendas que serão revertidas em sorteios com fins para obras de cunho social ao entorno das Igreja das comunidades.





.







Boi de Mamão DANÇA/TEATRO FOOLCLÓRICOS, ILHA DE SANTA CATARINA, Desenho em Bico de Pena de Domingos Fossari


.

Nenhum comentário: