quarta-feira, 14 de maio de 2008

ÓLEO SOBRE TELA, A ILHA ANTES DO ATERRRO, DETALHE DO MERCADO.




DE VEZ EM QUANDO, AO OLHAR UM DOS QUADROS, SURPREENDO-ME COM DETALHES QUE NUNCA TINHA OBSERVADO, HOJE POR EXEMPLO, OBSERVO NA PORTA DO MERCADO AO FUNDO,UMA LUZ TÊNUE, INDICANDO OU MELHOR , SUGERINDO A QUASE TRANSPOSIÇÃO DA TELA, AO MUNDO REAL.

OUTRO DETALHE QUE PODEMOS OBSERVAR , AO MEIO DAS PESSOAS TRANSEUNTES, A PRESENÇA
DE CAVALOS. HÁ AQUI UM CONTRASTE ENTRE O PRIMEIRO PLANO OS BARCOS , O MAR, O PRÉDIO E AS PESSOAS QUE SUGEREM EM DIMINUTO TAMANHO QUASE QUE PERTENCEREM A OUTRO TEMPO E OU OUTRO ESPAÇO QUE O DA REALIDADE. ESTES DETALHES TORNAM MUITO AUTORAL , UMA PINTURA QUE A PRIMEIRA VISTA PODE SUGERIR SER DE RESGATE ARQUITETÔNICO E HISTÓRICO. HÁ MUITO O QUE DESCOBRIRMOS AINDA NA OBRA DO FOSSARI.

6 comentários:

louhamad disse...

Oi Carmen,
Vale a pena investir na qua
lidade das imagens pois o trabalho do teu pai e magnifico e nao se pode amar Floripa sem ama=lo muito tambem. Voce nao poderia ser mesmo de outro jeito
Parabens parabens... da Lou

juscelino disse...

O trabalho é belíssimo e sua homenagem por demais merecida. Conheci seu pai, pouco mais tive ese previlégio. Meu sobrinho foi aluno do Sr fossari. De alguma forma, durante minha caminhada de 43 anos, nossas famílias se encontraram e confraternizaram a vida e a arte. Se é que a vida e a arte não sejam a mesma coisa. E hoje, não diferente, estamos juntos novamente. Você é linda, um ser humano maravilhoso e a arte é sangue em tuas veias. Tal PAI, tal FILHA. Que Deus os abençoe. Juscelino Elias.

CARMEN FOSSARI disse...

QUERIDA AMIGA LOULOU

CONHEÇO BASTANTE VC...E CONCORDO QUE ME INDIQUE AO TÓPICO DA QUALIDADE DAS IMAGENS... QUERIA MUITO REGISTRAR ESTES 21 ANOS, AGORA COM CALMA VOU TER ESTA DETERMINAÇÃO.
OBRIGADA POR TUA VINDA E TAMBÉM POR GRANDO, QUE SEMPRE VALOROU A OBRA DO FOSSARI.

BEIJIM...COLEGA DE ARTE E CRIAÇÃO.
Carmen

CARMEN FOSSARI disse...

QUERIDO AMIGO JUSCELINO
AS PALVAVRAS QUE DEDICAS SÃO DADIVOSAS, E O FAZES AO PAI E A FILHA ...MAS BEM O SABEMOS QUE VESTEM AO PAI EM VERDADE PLENA...

FOI FOSSARI UM SER DE ALMA IMENSURÁVEL E UM TALENTO MULTIPLO, SÓ AGORA PASSADOS 21 ANOS POSSO VER COM TRANQUILIDADE TUDO ISTO QUE PERMANECE...

Mágico que EM VOZES DA AMERICA POSSA EU COMPARTIR COM TUA ARTE MUSICAL, ESTES MOMENTOS QUE A ARTE COMUNGA HUMANIDADES.

obrigada, beijim
carmen

joão m. jacinto & poemas disse...

O pintor leva cuidadosamente para a tela, com perícia, arte, o que, o seu sensível olhar admira, para que os seguintes possam também usufruir, com prazer, do paraíso que só ele faz questão de eternizar.

Mestre Fossari minuciosamente desenhou, artisticamente retratou e soube muito bem pintar a urbe, mas melhor a sua alma!...

Parabéns, Brasil, pelo ilustre filho, mestre Fossari!

Abraços poemas, de Portugal!

joão m. jacinto

CARMEN FOSSARI disse...

JOÃO,POETA!

Aguardava tua vinda ao Blog,como hás de ter constatado,de tua generosidade, hoje passado um ano em teu Blog, aí, na outra margem do Atlântico,postastes um poético texto e gravuras que pinçastes desde Portugal no dorso internético, a retratar teu olhar na Ilha distante no viés da arte e da criação.

Alí pela primeira vez senti que deveria eu ultrapasar um difícil portal, este que nos prende a saudades, que mescla a presente ausência e vislimbrar mais que a perda,tudo o que permanece. Desde então amadureci a caminhada até alcançar realizar este Blog.
Por isto qeu a primeira postagem foi ipsis literis trazida de seu Blog para este.
E fica ainda a poesia presente, quando dizes..." melhor a sua alma"
e é verdade menino do Montijo.
OBRIGADA , MUITO!

Ilha

bjs
Carmen