terça-feira, 2 de março de 2021

Memórias de como nasceu o Quadro

Memórias de como nasceu o Quadro

Em 3 de Março 2021

Postado por Carmen Fossari



 


Hoje vamos postar mais uma obra do pai pintor Domingos Fossari , trata-se de uma paisagem pintada a óleo , mas não tem tela, ou melhor a pintura é sobre um eucatex. O artista queria experimentar novas  texturas de sua pintura em superfície diferenciada .

Esse quadro nos chegou através de uma postagem  do amigo e artista Edmundo Meira  Neto que “descobriu “ a obra nesse difícil momento de uma quarentena, fazendo um ano que  convivemos com a pandemia do Coranavírus.

Então uma descoberta de uma nova obra enche de alegria , sonhos e recordações.

 Recordei do orgulho que tínhamos de sairmos a caminhar nas manhãs de Sábados ensolarados na ilha , junto de irmãos .

Fossari levava seus apetrechos de desenho ,e um mini banco desmontável  e quando seu olhar destacava o angulo exato alí parava e começava o esboço do futuro quadro. Usualmente aglomeravam pessoas ao entorno , e ele já emendava em esboços de perfis e retratos ou caricaturas.

Aos  domingos Domingos saía não para desenhar mas levar os filhos e filhas menores as matinês de cinema ( deve ter feito o mesmo com as manas da primeira leva de filh@s Teresa, Iara , Dulce e Rosa. 

Das matinês recordo de muitas sessões de cinema de  arte :clássicos russos , franceses e italianos . Pai pintor e Mütter Irene  sempre antenados com o universo do saber nos incentivaram mergulhar em processos muito viscerais de arte  e vida .

Bem comecei escrevendo  de um quadro e me permiti um momento memorialista , afinal retrato alguns momentos da vida do artista. 

Retornando à sua obra , recordo dessa ida ao Morro do Céu, acompanhando o artista e junto estavam  Mingos e Ivana o Zuza não era nascido.

Do quadro vale observar a figura humana  , uma lavadeira com a trouxa de roupa na cabeça , o belíssimo Flamboyant , a estrada em chão batido , vegetação virgem e o núcleo de pequenas habitações mais abaixo do lado direito.  Uma casa  com  estrutura diferenciada do núcleo de pequenas casas.

Ainda não havia uma superpopulação no morro o que traz um sentimento nostálgico de que a vida não era tão dura, com moradias rodeadas de verdes . 

O efeito de luz e sombra do quadro duela a visão com o mar no ponto de fuga , ou seria ponto de encontro?

A obra  hoje pertence a um Acêrvo Particular de colecionador.




Nenhum comentário: