sábado, 31 de maio de 2014

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO FOSSARI PINTOR Exposição em BRUSQUE





CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO FOSSARI  PINTOR Exposição em BRUSQUE
Por Carmen Fossari


Aquarela. Abaixo detalhes.










Óleo  sobre Tela

     No dia 25 de Novembro celebramos o centenário de nascimento de Domingos Fossari.
Artista  múltiplo , exímio aquarelista, desenhista,retratista, chargista em diversos jornais,caricaturista,desenhista publicitário e mestre dos mestres no Bico de Pena .

Tenho  procurado ir pinçando obras que se espalham por  váriados  locais e espaços e venho postar no Blog, pois assim  ampliamos  o registro de tão visceral e múltipla arte.

    Optamos em celebrar os 100 anos de Fossari com uma exposição na CASA DE BRUSQUE.
Na cidade de Brusque  quando dos festejos do centenário, Fossari realizou  no meu entender a Primeira exposição de Caricaturas de Santa Catarina, caricaturando (  em bico de pena e aquarela, mais tarde apenas faria caricaturas em Bico de Pena sobre o papel, sem aquarelar ou mesmo "aguar" uma técnica  mais simples que visa dar um colorido sem ter o aprofundamento da aquarela).

     Uma das minhas primerias imagens da infância vem desta exposição de caricaturas, que mais tarde soube ter sido realizada  em um prédio  em construção da maternidade em construção.
 Quanto a  primeira exposição de caricaturas de Santa Catarina minha irmã Teresa que por ter nascido antes, alega de sua memória que em Brusque foi  segunda ,pois que a primeira  havia acontecido em Florianópolis no TAC,em 1958. Enfim se primeira ou segunda o argumento de que as duas  primeiras exposições  de um cunho modernista em SC foram realizadas  pelo Fossari , tanto em Brusque quanto em Florianópolis, e  olha  que seu estilo para a pintura era clássico com um acento  expressionista.

     Talvez esta pluralidade de linguagens dominando  bem cada  qual  ainda  precise ser melhor estudada na obra do Fossari. Na poesia  um poeta com vários estilos parece que valoramos e nas Artes Plásticas, o pensamento de  apreender   apenas em unicidade a obra do artista  é um fator reducionista a ser reelaborado, especialmente em tempos que o mercado comandado pela mídia tem imposto vários excelentes designers como artistas plásticos.

    Vemos multiplicados artigos estampando carimbos dos artistas (desde canecas, canetas , almofadas,penais,bolsas) mas que em contrapartida tão pouco ofertam  além do prazer imediato de cores agradáveis, harmoniosas mas que já  se definem em ser apenas  invólucros de coisas.

     Não acredito na arte coisificada, acredito na arte gentificada em sua  pluralidade de ser individual e coletiva.
Ainda concebo arte  , em qualquer  tempo, espaço ,estilo e gênero como um espaço para valsar ou tombar o nosso mais profundo ser  , então com a passagem pela arte, aquele momento de humanidade ou dá um soco no estomago ou um abraço que reinventa e duplica  a própria  vida.

     Retornando ao tema da  exposição em contato com  a Vânia Gevaerd , destas criaturas que perambulam  mundo afora raras, mas que respiram arte e contaminam uma geração e outras por seus feitos,acordamos com a Casa de Brusque , em reunião com a equipe da Casa , Ana Leal e Luciana
Tomasi uma exposição comemorativa ao centenário de nascimento do Fossari. Presentes ainda na reunião Ivana Fossari  a Vania Gevaerd e  eu  Carmen .

     Porque escolhemos Brusque? além  do link da  Exposição de Caricaturas no centenário de Brusque, Fossari nascido no Itaqui , RS, exilado por vontade   e determinação na Ilha dos  mistérios de Santa Catarina, onde foi cidadão honorário, encontrou em Brusque a família de seu coração.
Seu grande amor foi a Brusquense Irene Maria Belli Fossari, filha de José Belli e Teresa Rudolff Belli. Em Brusque fez amigos, e adotou a família de sua amada como sua, o sogro virou Papai, a sogra mamãe, apenas @s  net@s mantinham a tradição  dos Opapas e Omamas mágicos que habitaram a encantadora Brusque  de passadas décadas saudosas.

    Em várias cidades ,estados  e países a arte de Fossari está. .Em Itajaí ele  desenvolveu um importante trabalho  com o botânico Pe Raulino Reitz  no Herbário  Rodrigues Barbosa.
  Ele esperava as bromélias  florirem na madrugada para  depois as desenhar e aquarelar. Tal trabalho foi impresso no EEUU e percorre o mundo, assim como  seu fantástico FLORIANÓPOLIS DE ONTEM, com 121 desenhos a Bico de pena do casário Luso Brasileiro encontrado em Florianópolis ( quase todos destruídos),5 edições esgotadas.

    Pois bem na ida a Brusque recebemos da Casa de Brusque, uma publicação refente ao centenário de um dos mais brilhantes homens da cultura brusquense  o Sr. Ayres Gevaerd. Textos preciosos alí contidos, destaco de autoria de  Leal e  Piazza.

       Encontro nesta edição, inúmeras fotografias de Oswald Rodrigues Cabral , que igualmente esteve na programação do centenário de Brusque ( fato que eu ignorava) .

       Ele o Cabral foi quem escreveu as legendas históricas do livro Florianópolis de Ontem, foi grande amigo do Fossari e eu o reencontro  publicado  em fotos e citações lá na edição da Casa de Brusque, onde nosso coração  indicou como caminho para celebrarmos o centenário do Fossari. Assim magicamente,as energias das artes e da hitória se mesclaram e vieram a  epiderme do sentimento com a certeza de que era isto que o Fossari gostaria  que sua arte estivesse mais uma vez na terra onde seu coração encontrou o amor e tantas amizades.

      A exposição  acredito será no dia 31 de Julho as 19.00, tem a curadoria em Brusque de Vania Gevaerd ( que já foi minha aluna de teatro em um dos cursos que lá proferi) professora de História da Arte e Ativista Cultural.

      O retrato publicado , a crayon sobre papel do Fossari, retrata Maria Izabel Szpoganicz de Brusque, década de 60. Agradecemos a Maria Izabel por  colaborar  com a curadora da  exposição  em Brusque Vania Gevaerd, via empréstimo do retrato para a exposição.

    Que a arte possa  sempre estimular-nos e como os antigos acendedores de lampiões a gás  retratados pelo Fossari  no livro FLORIANOPOLIS DE ONTEM, que a arte acenda a  chama da vida  e dos sonhos, pois como disse Lope de Vega A vida é sonho nada mais.

Ilha de Santa Catarina , num chuvoso sábado de outono aos  29 dias do Mêsde Maio do ano de MMIV.




2 comentários:

Iara disse...

Muito apropriado e lindo o que escreveu,Carmen Lucia! Também obtive alguns dados, desconhecidos por mim, através seu texto, e com ele, viajei ao passado, saudosas recordações....Espero poder participar do Evento, e já estou cheia de orgulho! Beijos.

CARMEN FOSSARI disse...

Querida mana Iara

Penso que temos muito orgulho de celebrarmos o centenário na terra que sempre nos foi tão amorosa.
Será um momento mágico.
Obrigada pelo carinho da mns.
bjs
C.Lúcia