segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Domingos Fossari patrono da Cadeira 10

CONVITE - ALB/SC - Florianópolis
O Presidente da Academia de Letras do Brasil ALB/SC, Florianópolis Dr. Valdir Mendes convida para a posse dos Acadêmicos dia 13 de Dezembro de 2011. O evento será realizado na Assembleia Legislativa às 20 horas. Com a presença do Dr. Mário Carabajal – Presidente Nacional da ALB. Professor Miguel Simão - Presidente Estadual. Dra. Manoela Cacilda membro do conselho nacional da ALB. E várias Academias de Letras e Agremiações literárias.
Abraço Inês
vice-presidente da ALB/SC Florianópolis.

Nesta Solenidade Domingos Fossari será Patrono da Cadeira 10, homenagem que recebe de Julião Goulart





PATRONO DA CADEIRA 10
Domingos Fossari (1914 – 1987) Cidadão Honorário de Florianópolis – Pintor óleo sobre tela e aquarelista, desenhista, ilustrador, caricaturista e chargista, desenhista publicitário.
Nasceu no Rio Grande do Sul. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes em Buenos Aires, Argentina. Especializou-se na técnica de desenho bico-de-pena, foi aluno de Theodoro de Bona, RJ.
Optou trabalhar em Florianópolis, porque desde menino sonhava com a ilha descrita pelo escritor Manoelito de Ornellas.Trabalhou como desenhista no Serviço Nacional da Malária.Foi criador da Casa da ARTE , professor de Pintura e Desenho.
Ilustrou importante Obra científica “Flora Ilustrada catarinense Bromiliáceas e a Malária-Bromélia Endêmica” com ilustrações que depois foram impressas em Los Angeles – EUA.
Publicou três livros: “Casa dos Açores – Museu Etnográfico”, Assim os Vejo Homens do Meu Tempo e “Florianópolis de Ontem” com 121 ilustrações da capital catarinense, obra que percorre o mundo e usada em diversas faculdades de arquitetura. Ilustrou dezenas de livros e capas de obras produzidas em Santa Catarina.

Trabalho do artista Gonzaga a aprtir de um auto retrato a óleo sobre tela de Fossari, para a EXPOSIÇÃO RELEITURA DA OBRA DE DOMINGOS FOSSARI, BADESC 2010)






ACADÊMICO DA CADEIRA 10
Julião Ayrton Ribas Goulart nasceu no Rio Grande do Sul e se define sem fronteiras. Vive em Florianópolis desde 2003. No currículo literário e artístico de Julião Goulart consta: escritor, roteirista, dramaturgo, ator e diretor de teatro e cinema.
Comunicador de Rádio pela Escola de Comunicação Maurício Sirotsky Sobrinho – RBS Porto Alegre, apresentador do Programa “ A Hora da História” pela Rádio Cultura AM 110Khz de Florianópolis.
Publicou 5 obras, entre as quais os livros “Aprendendo com os animais” EST EDIÇÕES, já na 3ª Edição e “O Contador de História”.
Julião Goulart é autor de roteiros de teatro e cinema para curtas e longas-metragens, integrante da Academia de Letras de Palhoça e da Oficina Literária Letras no Jardim.

Escritor, Ator, Roteirista Julião Goulart que assume a CADEIRA 10 da ALB/SC

Nenhum comentário: