quinta-feira, 19 de março de 2009

retrato do artista


nesta mesa, o angulo da abertura do tampo, dependia da técnica se bico de pena,aquarela ou desenhos..as pinturas a óleo, nos cavaletes de pé..assim Domingos Fossari fazia de seus segundos de vida eternidades pictóricas.

As próximas postagens estarão relacionadas a sua atividade como deseenhista publicitário, e depois voltaremos as pinturas, bico de pena , as bromélias, os retratos , as caricaturas...um acervo belo e plural.

3 comentários:

Juliana disse...

Olá Carmen! Meu nome é Juliana, sou aluna do curso de Pedagogia (UDESC) e pesquisadora na área de História da Educação. Nosso projeto atual visa pesquisar a cultura escolar das instituições de ensino de Florianópolis no período de 1943 à 1961. De minha parte vou me ater à cultura escolar do Colégio Catarinense, neste mesmo período.

Um dos aspectos que estou estudando, dentre outros, é o anticomunismo presente no Jornal O Colegial (1945 - 1950). Muito me chamou a atenção os desenhos feitos pelo senhor Domingos Fossari e estampados neste jornal.

Gostaria, se fosse possível, de obter mais informações sobre este exímio pintor e cartunista. Principalmente sobre este período da minha pesquisa.

Desde já agradeço a sua atenção e aproveito para parabenizá-la pela iniciativa do Blog. Através dele tive a oportunidade de conhecer outras belas obras do senhor Domingos Fossari.

Meu e-mail para contato é julianatopanotti@uol.com.br

Um abraço

Juliana Topanotti dos Santos de Mello

CARMEN FOSSARI disse...

OI JULIANA
Primeiro quero parabenizar pelos estudos e pesquisa.
Fossari, tinha algo muito forte de independencia de sua arte , especialmente como ilustrador, para dar esta dimensão te explico, ele era torcedor do AVAI e no entanto criou o desenho da figueira dentro do emblema do time do Figueirense, ou seja, desenhava o que na categoria de cidadão livre lhe aprouvesse.
Em relação as ilustrações contra o comunismo neste período, os desenhou não como cidadão livre, mas como homem profundamente religioso, embora paradoxalmente tinha pavor dos regimes como o facismo,etc...
No momento que no Brasil a ditadura militar em nome do anti comunismo faz as barbaridades que faz ao ser humano, ele muda radicalmente seu pensamento, e é esta a fase que eu convivi com ele, ao ponto de não assistir os jogos da seleção brasileira em copa do mundo, e incentivar-nos aos filhos que com ele conviviam a época usar em protesto cores vermelhas, e ele adorava futebol, mas não admitia o uso politico do futebol e não suportava a expansaõ da miséria no país.
Apreciava esta época Fidel Castro, e mantinha aos EEUU, profunda aversão, alías uma herança que nos tatuou.
Não era nascida a época das ilustrações anti comnunistas, e quando as vi e perguntei, já adolescente e vinculada aos movimentos de redemocratização e achava que não combinavam com sua obra, onde sempre insertava pessaos do povo. disse-me que a época pertencia em fé a um segmento da Igreja, penso algo como Marianos...é preciso compreender que ele nasceu em familia tradicional e do meio rural
gaúcho..ou seja nunca vi proprietário de terras de esquerda...mas a mudança acho sinceramente de uma lucidez divinal..

abraço, ao dipor, sempre, com carinho
carmen

Cleo Borges disse...

Carmem, considero esse blog um achado valioso para mim como artista e ser humano.
A riqueza de informaçoes, detalhes e lembranças qeu voce compartilha aqui sao valiossisimas...
Muito obrigada por partilhar com um mundo quase infinito, precisoidades qeu poderiam ter se perdido nao fosse a generosidade do seu coraçao e a intençao de perpetuar esse ser maravailhoso qeu foi e sempre será agora pra mim, um mestre...
Que dEus abençoe voce Carmem.
Cléo Borges