quarta-feira, 23 de julho de 2014

AS AQUARELAS DAS BROMÉLIAS DO FOSSARI

 
 
 
 
 
 
AS AQUARELAS DAS BROMÉLIAS   DO FOSSARI
por  Carmen Fossari
 
 
No ano do Centenário de Nascimento do Pintor Domingos Fossari , postamos  um pouco de sua bela pintura das Bromélias da Mata Atlântica de SC. Fotografias da Pesquisadora Marina Amaral.
Os originais se encontram no Herbário Rodrigues Barbosa de Itajaí.
 
Estas Bromélias foram  pinçadas pelo Botânico Pe Raulino Reitz e desenhadas e aquareladas por Fossari.
O pintor   esperava muitas vezes,  na madrugada as bromélias  florirem  para poder realizar o desenho minucioso a bico de pena. Muitas vezes usou lupa para poder detalhar . Esta obra é reconhecida por sua  beleza rara  no meio científico botânico, foi impressa n os Estados Unidos e percorre o mundo impressa  no livro de Pe Raulino Reitz.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 












 
 
 
 
 

Aquarelas  de Fossari  em Bico de Pena das Bromélias  da Mata Atlantica  de Santa Catarina





 




quinta-feira, 3 de julho de 2014

Caricatura Exposição em Brusque

 
 
 
 
Exposição  na CASA DE BRUSQUE
COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO NASCIMENTO
DE  DOMINGOS FOSSARI= ABERTURA DIA 7 DE AGOSTO 19.00
 
 
 
Prosseguindo os preparativos para a exposição  comemorativa ao centenário de nascimento do pintor , desenhista, caricaturista e professor DOMINGOS FOSSARI. Hoje postamos uma das caricaturas realizadas para o Centenário de Brusque. Esta caricatura retrata  Ervino Sebastião Belli, corretor a época de ser  caricaturado, década de 60. Ervino , irmão de Irene, cunhado do Fossari.
A obra foi  pinçada  pela curadora em Brusque Vania Gevared, que tem colaborado com  as organizadoras da exposição Luciana Paza Tomasi, Ana Maria Leal , capitaneadas pelo Dr. João Leal. Apoio da exposição Prefeitura Municipal de Brusque. Semana de Brusque.