domingo, 31 de agosto de 2014

CENTENÁRIO FOSSARI TEXTO CARLOS DAMIÃO, JORNALISTA E POETA

Home > Colunas > Memória de Florianópolis - O centenário de Domingos Fossari

Memória de Florianópolis - O centenário de Domingos Fossari

Exposição de caricaturas em Brusque marca o primeiro ato de comemoração dos 100 anos do grande artista, que retratou Florianópolis como ninguém

Carlos Damião
Carlos Damião
Jornalista, colunista, poeta.

Descrição: C:\Users\carmen lucia fossari\Pictures\Memória de Florianópolis - O centenário de Domingos Fossari - Notícias do Dia Online_files\twitter.pngDescrição: C:\Users\carmen lucia fossari\Pictures\Memória de Florianópolis - O centenário de Domingos Fossari - Notícias do Dia Online_files\email.pngDescrição: C:\Users\carmen lucia fossari\Pictures\Memória de Florianópolis - O centenário de Domingos Fossari - Notícias do Dia Online_files\facebook.png

Florianópolis  1 de Serembro 2014
 Jornal Notícias do Dia




A exposição em Brusque esteve sob a coordenação da CASA DE BRUSQUE teve a curadoria em Brusque de Vania Gevaerd professora de Artes do Museu Azambuja e coordenação  Dr. João José Leal ( orador),Anamaria Soprano Leal,Luciana Paza Tomazi e Aldonei da Silva Lopes.Contou com o apoio da Fundação Cultural de Brusque e participou da Semana de Aniversário de Brusque,PMB.
 *complemento  informações para o blog por carmen fossari



Domingos Fossari nasceu em Itaqui, no Rio Grande do Sul, em 25 de novembro de 1914. Veio para a capital catarinense em 1943, trabalhando aqui como desenhista do Serviço de Proteção da Malária, do qual era funcionário. Foi chargista, ilustrador e caricaturista (publicou o livro "Assim os vejo, homens do meu tempo") em jornais e na publicidade. Também ilustrou obras científicas, com incrível precisão de detalhes, como a bromélia que também reproduzimos na coluna, dos tempos em que atuou ao lado do botânico padre Raulino Reitz, em Itajaí.
* * *
Durante anos, Fossari dedicou-se a desenhar em bico de pena cenários e prédios históricos de Florianópolis, muitos deles desaparecidos, mas recuperados na prancha do artista a partir de fotos ou outras ilustrações. Resgatou Desterro e agrupou esses trabalhos no livro “Florianópolis de Ontem”, editado pela Fundação Catarinense de Cultura em 1978 e, infelizmente, esgotado há muitos anos. São 121 desenhos, legendados pelo médico e historiador Osvaldo Rodrigues Cabral, seu grande amigo.
* * *
Entre caricaturas, charges, desenhos, ilustrações, pinturas sobre tela e obras em aquarela, foram milhares de trabalhos, muitos dos quais conservados pela família, outros espalhados por Santa Catarina, pelo Brasil e pelo mundo. Obcecado pela arte, avesso a badalações, embora fosse amigo de grandes artistas e intelectuais de seu tempo, Fossari trabalhava em casa, sempre ao lado da família.
* * *
Sobre a escolha de Brusque para a exposição, justificaram seus filhos: “Assim magicamente as energias das artes e da história vieram à epiderme do sentimento, com a certeza de que era isso que Fossari gostaria, que sua arte estivesse mais uma vez na terra onde seu coração encontrou o amor e tantas amizades”. O artista morreu em Florianópolis, em 15 de maio de 1987.
* * *
Por uma questão de justiça e homenagem, a prefeitura de Florianópolis deveria promover uma exposição comemorativa ao centenário de Domingos Fossari. Ainda dá tempo. E seria importante para que as novas gerações conhecessem um pouco da grandiosidade de sua arte.


Nenhum comentário: