sábado, 31 de maio de 2008

JANELA

Esta paisagem o pintor viu da mesma janela onde desenhou os Gatos sobre o Telhado.














Detalhe do primeiro plano. óleos/tela.

Fortaleza. Detalhe das ruínas

Fortaleza. Detalhe das ruínas, Ilha de SANTA CATARINA







As nuvens no fino traço do Bico de Pena são também sempre presentes nas pinturas a Óleo s/Tela.

uma curiosidade a repeisto destas nuvens.

Tive a oportunidade de encontrar céu de nuvéns similares em Lyon na França na cidade natal de Antoine Saint Exupéry. Como o aviador ao tempo que criava a linha de vôo França x Argentina, por muitas vezes esteve na ilha e aqui criou amizades com pescadores, minha imaginação refutou uma provável sensação de estar em casa... céus com estas nuvens só na Ilha e em Lyon.(cf)







Detalhe, no plano de fundo após a janela o mar e a ilha na outra margem. Temoa a dimensão da profundidade da visão do pintor, desenista Domingos Fossari, como se realizasse um zoom panorâmico, fosse seu olhar uma câmara de filmar. cf


.

terça-feira, 27 de maio de 2008

DESENHOS A CARVÃO, DOMINGOS FOSSARI

DESENHOS A CARVÃO, DOMINGOS FOSSARI


Índio da nação Kaigang







índio da Nação Xokleng.




Indio da Nação Guarani


Estes três retratos, foram desenhados a CARVÃO, quando concluídos , o pintor , dando prosseguimento a esta técnica, borifica o desenho com um fixador. Trata-se de uma técnica difícil, para obter a delicadeza do traço capaz de detalhar um rosto humano.
Há um detalhe, alguns pontos com giz tom azulado,que o pintor utilizava em alguns trabalhos a Carvão, sempre que pretendia abrir um ponto de luz e o casamento do tom do papel com o carvão não o permitiam.

Penso se tratar de três gerações da família dos índios KAIGUANGUE.
Estes desenhos foram realizados para o Museu Prof. DR. Oswald Rogrigues Cabral da UFSC, pertencendo a aquele acêrvo. Peço para que alguém do museu possa confirmar a qual nação são oriundos . (cf.)


PS: Obrigada à equipe de pesquisadores do Museu Professor Dr.Oswald Rodrigues Cabral
as indicações da nações aos retratos .cf

.

AQUARELAIS OS CAMPOS...DOMINGOS FOSSARI

AQUARELAIS OS CAMPOS...DOMINGOS FOSSARI












Esta aquarela,diferindo das temáticas usuais de suas pinturas , que resultam da base do
desenho de observação e a partir dele a composição com elementos variantes entre figuras humanas, animais domésticos ou domesticados, nuvens , nasce da memória do pintor . Uma criação que rememora a infância aos arredores de Itaqui no RS.
E o que impressiona é esta pintura ter um sentido profundo de liberdade, os cavalos seguem em direções opostas a, tanto para a direita , quanto para o lado esquerdo, outros olham o caminho a frente , onde nossos olhos de espectadores os encontram.
Particularmente considero esta aquarela um hino Á LIBERDADE, cada ser vivo caminha
seu próprio destino
(c.f)

domingo, 25 de maio de 2008

DOMINGOS FOSSARI EM TRAÇOS ILHÉUS

DOMINGOS FOSSARI EM TRAÇOS ILHÉUS






Detalhe do trabalho em ferro (eixo do foco alterado para possibilitar melhor visualização do detalhe cf)




o efeito de luz e sombra




Até a década de 70, antes da explosão dos suprmercados, o comércio na Ilha, estava restrito as vendas de bairros, algumas lojas no Mercado Público, Armazéns em pontos estratégicos, grandes feiras livres. E o delivery, vinha caminhando, com dois balaios amarrados na ponta de uma vara,chapéu de palha e nos balaios as frutas e verduras, ou em auxílio as Peixarias na venda do camarão, o próprio,anunciado pelo grito que ecoava por toda a pacata cidade : Olhao Cãmarãaaaaaaaaaaaao!!!

PINTURA DE DOMINGOS FOSSARI

PINTURA DE DOMINGOS FOSSARI, ÓLEO SOBRE TELA







As casinhas conjugadas,parede a parede, e a ilha nunca imaginaria que a cidade ainda produziria habitações piores... enconstadas casa a casa, sem os terrenos e quintais ao fundo, e com andares abaixo e acima...os terríveis apartamentos ( do qual eu mesma sou moradora, ou melhor "vítima" .





Os casarões de pessoas mais abonadas, com terrenos grandes e nas esquinas tinham os muros altos,e pés de frutas que certamente fizeram a festa de muitas crianças, ao imagínário detidas na frente deste opulente salvaguarda da privacidade( o muro alto), numa ilha que ainda não conhecia a violência







Detalhes das Ponteiras e balaustres











Na minúcia DO DETALHE ,a visão ampla do Pintor, as casas de arquitetura bela que ele tanto amou estão ao primeiro plano, mas vemos ao fim de seu PF(Ponto de Fuga)
as cores indicando por pinceladas outras casas, saõ as casas "fora" da cidade dos humildes.
E isto para Fossari é tão definitivo, que as figuras humanas que coloca em suas
paisagens Arquitetônicas ou mesmo em algumas Marinhas são sempre os homens e mulheres do povo.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Paisagem



ÓLEO SOBRE TELA E DETALHES , ITACORUBI ANTES DO MORRO DA LAGOA DA CONCEIÇÃO.















Na Florianópolis, que rapidamente destruia seu Patrimonio Hitórico, o pintor repousava sua alma sempre que de cavalete na mão e caixa de madeira na outra, aliás ambos objetos em madeira, como todos que dessem sustentação à sua arte, como cavaletes, pranchetas inúmeras , mesas que se inclinam a 90° quem sempre lhe fazia era o seu sogro José Steiner Belli, este um grande artista do ofício que tInha uma fábrica de móveis na cidade de Brusque,pois que parava diante de uma paisagem que lhe sensibilizasee e alí era feliz diante da natureza singela e tranquila da Florianópolis que amou.

GATOS NO TELHADO




GATOS NO TELHADO
Neste desenho bico de pena encontramso a somatório da excelência da Técnica de Bico de Pena, como olhar poético do artista. Ao ir na janela de seu ateliê, observou a cena que lhe comoveu,este casal de gatos dormindo sobre um telhado. Deixou o pincel do quadro a óleo que pintava e imediatamente tomou uma prancheta e desenhou o que lhe tomava a vista e o coração.Depois veio o nanquim.

Retratos

Retratos





RETRATO LÁPIS B12 , A maior dificuldade que em crianças ficasem quietos para as poses que ele indicava, ao desenhar seus moidelos. Aqui a filha Ivâna e o filho Domingos.

domingo, 18 de maio de 2008

As charges Políticas

As charges Políticas
O artista publicou charges políticas nos jornais do estado , dentre eles destaque para A GAZETA ( extinto) e O ESTADO.

A TÉCNICA DE BICO DE PENA USAVA NAS CARICATURAS PESSOAIS E NAS CHARGES POLÍTICAS.
AQUI PARA EFEITOS DE POSTAGEM, PODEM ADQUIRIR CORES QUE NÃO AS ORIGINAIS DOS DESENHOS, EM NAQUIM PRETO.
PARA TEREM IDÉIA, QUEM NÃO FOR DA ÁREA , O BICO DE PENA, AS VEZES TEM NA PONTA DA PENA ONDE É GOTA A GOTA O NANQUIM TRANSFERIDO DO FRASCO AO PAPEL, POUCO MAIS QUE A ESPESSURA DE UMA AGULHA DE BORDAR.(CF)


PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO, A ÉPOCA DA DITADURA MILITAR, O GENERAL FIGUEIREDO DANDO PRESENTES AOS ALIADOS POLÍTICOS, VEMOS NA PONTA ESQUERDA, DE BARBA LONGA, AQUELE A ÉPOCA NÃO PREMIADO COM AS BENESSES, E COM EXPRESSÃO DURA DE REVOLTA. ALÍ LULA .




Em 1981,a maioria das forças políticas de centro e esquerda , começavam a se reunir no afã de restabelecerem as liberdades democráticas e por fim a longa ditadura militar do Brasil.
Protegidos aqui ao Palanque Político, da Chuva, na visão humorística do Fossari, a Ivete Vargas,Franco Montoro, Sarney.
Se alguém conseguir precisar o nome dos outros dois..agradecemos... Na chuva o patinho feio: ex presidente, que renunciou, Jânio Quadros,aquele que diza FI-LO PORQUE QUI-LO(...)





Do mesmo período O grande defensor da INTERNACIONAL SOCIALISTA,sempre lembrado e saudoso LEONEL DE MOURA BRIZOLA,o líder sindical, que varando o preconceito da elite brasileira alcançou o cargo de "mandatário do país "Presidente da República Federativa do Brasil"mas, a época, ainda o irado lider de oposição Luis Inácio Lula da Silva e a Vargas ,Ivete tocando uma música para o casamento, que não foram convidados da aliança política que restabeleceria a democracia no país. Dançando de Noiva Dr. Ullyses Guymarães, grande estadista e Tancredo Neves.

(C.F)

AS INCRÍVEIS ÁGUAS DANÇANTES




AS INCRÍVEIS ÁGUAS DANÇANTES AO PAPEL.AQUARELA ( a cor branca não é usada, sendo que os efeitos devem advir das cores ao entorno )

CACHOEIRA DO CÓRREGO GRANDE QUE DESAGUA NO "poção".
INCRÍVEL A VERSATILIDADE DO DESENHISTA, PINTOR, NAS DIVERSAS TÉCNICAS.
PINTAVA E DESENHAVA INCESSANTEMENTE E ACIMA DE TUDO EM CADA OBRA RECOMEÇAVA COMO SE NADA SOUBESSE.
DESVENDAR OS SEGREDOS DA TÉCNICA EM MINUCIOSOS ESTUDOS, ESTUDOU EM BUENOS AIRES, NA ACADEMIA NACIONAL DE BELAS ARTES, FEZ ESTÁGIO COM O SUIÇO VICENTE PERLASCO E FREQUENTOU O ATELIER DE T. DE BONNA NO RIO DE JANEIRO.

DEPOIS ERA APENAS EMOÇÃO QUE DEIXAVA AFLORAR.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

prédio domingos fossari

prédio domingos fossari








Foi o primeiro edifício construído pelo poder público estadual, no período de transição do Império para a República e tinha por objetivo recepcionar o imigrante que se dirigia à Capital. Logo o prédio perdeu a sua finalidade original. Entre 1907 e 1943 sediou a Escola Agrupada de Coqueiros, a Escola de Aprendizes-Marinheiros, e a Escola Almirante Carvalhal. Nos anos 70, tornou-se a sede do Galera Clube, da Marinha. Foi reformado em 1983, passando a sediar a Secretaria Municipal de Turismo e a Fundação Municipal de Esportes. Como centro de recepção ao turista que visita Florianópolis, o prédio da antiga Hospedaria dos Imigrantes, situada no Continente, junto ao acesso à ponte Pedro Ivo Campos, preserva sua função original. O Portal Turístico tem como patrono desde 1987 o já falecido pintor e desenhista Domingos Fossari.


OUTROS PATRIMÔNIoS HISTÓRICOS DE FLORIANÓPOLIS
ACADEMIA DE COMÉRCIO
ALFÂNDEGA
ANTIGA ESCOLA NORMAL
CÂMARA MUNICIPAL
CAPELA DO MENINO DEUS E DA IRMANDADE DO Sr. DOS PASSOS E HOSPITAL DE CARIDADE
CASA DE VICTOR MEIRELLES
CASARIO DA RUA MENINO DEUS
CATEDRAL
FIGUEIRA CENTENÁRIA
FORTE SANTANA
IGREJA de S. FRANCISCO
IGREJA DO ROSÁRIO
MERCADO PÚBLICO
MUSEU DO HOMEM DO SAMBAQUI
PALÁCIO CRUZ E SOUZA
PONTE HERCÍLIO LUZ
PORTAL TURÍSTICO
SOBRADOS OITOCENTISTAS
TEATRO ÁLVARO DE CARVALHO
PRAÇA XV DE NOVEMBRO



Construído na 2a metade do século XIX
Rua Capitão Euclides de Castro nº 236

BROMÉLIAS A NAUREZA E A ARTE ...
















O ESTUDO DAS BROMÉLIAS DE SANTA CATARINA , REALIZADAS POR RAULINO REITZ E ARTE DE DOMINGOS FOSSARI.

FORAM CERTAMENTE CENTENAS DE MADRUGADAS VARADAS PELO ARTISTA, COM IMENSAS LUPAS PARA DETALHAR NO FINO TRAÇO DO BICO DE PENA, DETALHES DA RAIZ, FOLHAS, E MUITAS VEZES ESPERANO E ACOMPANHANDO O NASCIMENTO DAS FLORES DAS BROMÉLIAS, QUE O DESENHO A BICO DE PENA, APENAS PODE DETALHAR AO ESTUDO BOTâNICO COM PRECISÃO estes milimétricos detalhes de diferenciação.

AQUARELAVA DEPOIS OS DESENHOS, LEMBREMOS QUE NA AQUARELA A COR BRANCA HÁ DE SER A DO PAPEL.DEPOIS REALIZOU INUMERAS PINTURAS DE BROMÉLIAS ARTÍSTICAS, COLEÇÃO QUE NUNCA QUIZ SE DESFAZER, E QUE A FAMÍLIA AINDA MANTÉM.

bico de pena, -detalhes

quarta-feira, 14 de maio de 2008

ALGUNS ÓLEOS SOBRE TELA DE FOSSARI



SEMPRE O PONTO DE FUGA NOS DESENHOS E PINTURAS DAS PAISAGENS... COMO QUEM ADVERTE, ISTO SERÁ DEMOLIDO EM NOME DO PROGRESSO DA ILHA...COMO O PINTOR LAMENTAVA A DESTRUIÇÃO DO PATRIMôNIO ARQUITETÔNICO E ECOLÓGICO DA ILHA.
A TELA RETRATA A ENTRADA DE SANTO ANTONIO DE LISBOA, BAIRRO DA ILHA.










CASARIO DE ARQUITETURA LUSO BRASILEIRA, UMA DAS PAIXÕES DO PINTOR , E DETALHES DO CÉU COM NUVENS)




TEATRO ÁLVARO DE CARVALHO (RECONSTITUIÇÃO DE ÉPOCA POR DOMINGOS FOSSARI, E DETALHES DO QUADRO)








Neste detalhe do quadro, observamos, a figura humana no homem passando diante do teatro,e da mulher que tem a seu lado uma criança. A presença dos cavalos, que aliás é fiel a reprodução de época, que o artista detalhou, considerando a época ser a carroça, carros de mola o maior meio de transporte da Ilha, depois dos barcos e baleeiras.